Dicas de alguns clássicos literários de terror/horror



O Castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole, é considerado por muitos críticos literários como o primeiro romance da literatura gótica e conta a clássica história de um castelo amaldiçoado. Manfredo, príncipe do condado de Otranto, sofre uma maldição de gerações de sua família. Essa maldição tem início no dia do casamento de seu filho, que é assassinado.

SINOPSE

Publicado em 1764, esta é a primeira história de terror da literatura, inspiradora de muitos autores do Romantismo, e exercendo influência decisiva nas obras de Edgar Allan Poe e Lovecraft. Por meios ilícitos, o príncipe Manfred apropria-se indevidamente de um castelo pertencente a sua família, forçando o casamento com sua sobrinha. Mas uma antiga maldição o impede de ter a posse definitiva da propriedade, pois forças sobrenaturais agem contra o destino. 

Drácula de Bram Stoker 



SINOPSE

Drácula, é uma história de vampiros e lobisomens; de criaturas que estando mortas permanecem vivas. É também uma história de pessoas corajosas que se lançam à destruição de uma insólita e maléfica ameaça. Como quer que seja, permanece intacta nestas páginas a mesma emoção de milhões de leitores e espectadores que penetraram na história que se inicia num castelo desolado nas sombrias florestas da Transilvânia. Lá, um jovem inglês é mantido em cativeiro, à espera de um destino terrível. Longe dele, sua noiva bela e jovem é atacada por uma doença misteriosa que parece extrair o sangue de suas veias. Por trás de tudo, a força sinistra que ameaça suas vidas: Conde Drácula, o vampiro vindo do fundo dos séculos.

Contos de Crime, Terror e Mistério de Conan Doyle 



SINOPSE

Antes da invenção do famoso detetive Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle escreveu histórias de mistério, suspense e aventura. Publicamos aqui os contos: O Gato Brasileiro, Tiro Final e de Profundis. Em todos os escritos de Doyle, percebe-se o compromisso de refinar o método adotado por ele para detectar, definir, determinar e solucionar o mistério da vida e da morte.


O Iluminado de Stephen King 




SINOPSE

Danny Torrance não é um menino comum. Danny é capaz de ouvir pensamentos. Ele pode transportar-se no tempo e olhar o passado e o futuro. Danny é um iluminado. Maldição ou benção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador do velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se de vez das convulsões que assustam a família. Só que Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu de enterrar velhos ódios, cicatrizar antigas feridas. O Overlook é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. O Overlook é uma sentença de morte e quer Danny, e precisa dos poderes de Danny para chegar ao fim.

A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e a ânsia assassina de poderosas forças malígnas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.


Carrie, a estranha de Stephen King 






SINOPSE

CARRIE narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos. 

Der Vampir - O Vampiro de Ossenfelder 



Der Vampir (século 18) de Heinrich August Ossenfelder é um poema de temática vampiresca, que conta a história de Cristina, uma bela jovem que recusa a se casar com um pretendente, por causa de sua mãe, que acreditava que o rapaz vinha de uma região vampiresca. Indignado, ele passa a planejar invadir o leito da moça.¹


REFERÊNCIAS



SKOOB. www.skoob.com.br

REVISTA DA CULTURA, p.22-23. TRAJANO, Gerson.¹

Doyle, Arthur Conan, Sir, 1859-1930. Contos de crime, terror e misterio.Rio de Janeiro: Ediouro, 1997



***


Lizandra Souza.

2 Comentários:

Samantha Camila 17 de outubro de 2012 16:25  

Olá! Gostei das suas dicas! Nunca li Edgar Allan Poe acredita!!! :/
Conheci teu blog na lista no skoob.
Fiz um post com dicas de Halloween tbm no meu blog. Confere lá e segue ;)
http://www.livroscomresenhas.blogspot.com.br/2012/10/livros-para-ler-no-halloween-1.html

Bjos

Lizandra Souza 17 de outubro de 2012 17:50  

Olá Samanta, obrigada por comentar e seguir, já retribui e estou seguindo o seu blog também, beijos e tenha uma boa noite.

Postar um comentário

Obrigada por comentar.

  © Loucuras e Devaneios by Liza

Design by Emporium Digital